Ícone do design, garrafa de Coca-Cola faz 100 anos



A máxima “um exército marcha sobre seu estômago” já foi atribuída a Napoleão Bonaparte e ao rei Frederico, o Grande, da Prússia, e evidencia que batalhões sempre precisam comer para continuar lutando.
Mas o que eles deveriam beber? Quando em 1942 as tropas americanas se espalharam pela Europa, era fácil responder a essa pergunta: Coca-Cola, tomada diretamente das famosas garrafas curvilíneas.
Acredita-se que, durante a Segunda Guerra Mundial, os soldados americanos consumiram 5 bilhões de garrafas de Coca-Cola, enviadas pela empresa para qualquer frente de batalha pelo preço fixo de 5 centavos de dólar por unidade.
Cartazes da época mostravam soldados sorridentes partindo para a guerra com suas garrafas de Coca-Cola na mão, ou compartilhando o refrigerante com crianças recém-liberadas na Itália.
Fotojornalistas, enquanto isso, despachavam para casa imagens de militares tomando sua Coca-Cola enquanto avançavam pelo rio Reno.
A única mudança significativa nesses 100 anos de história ocorreu em 1957, quando Raymond Loewy e John Ebstein, seu chefe de pessoal, substituíram o logotipo gravado no vidro por letras brancas aplicadas sobre ele. Isso deu uma modernizada na garrafa.
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Sobre o Autor: wuua

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