Por que a Inteligência Artificial está indo olhar como um teclado Smartphone
(Thinkstock)
"O futuro da inteligência artificial é autocorrect," Ben Medlock, o co-fundador em SwiftKey estava dizendo. Estávamos em um jantar durante o South by Southwest, organizado pela SwiftKey e Evernote , e a discussão se voltou para o debate lerdo standard: Quando é que vamos começar a inteligência artificial real e útil? E o que lhe parece?
Não é nenhuma surpresa que Medlock disse que ele fez. SwiftKey faz software de teclado substituto para dispositivos Android e iOS. Ele estava apenas sonhando grande e extrapolando: teclados SwiftKey pode prever o que você vai tipo e, se você prestar atenção ao que o teclado está sugerindo, você pode digitar muito mais rápido. Este é um recurso padrão em teclados de software, é claro, e diferentes empresas de software disputam a eficácia, recursos de personalização e inteligência de seus algoritmos.
Pensando sobre a correcção automática e palavra sugestões como AI pode parecer reducionista, mas um outro perito AI no jantar, Stephen Wolfram, da Wolfram Research , vem dizendo isso por um tempo agora. Nós podemos fazer AI uma "prótese neural", diz ele. Pode ser algo que faz com que nossas mentes mais forte, que facilita os nossos fardos mentais.
Wolfram espera que a AI vai realmente tornar-se como "auto-sugestão" para sua vida. Como ele diz, se você pode deixar um teclado no seu telefone sugerir as palavras que você provavelmente vai querer escrever, por que não, também deixe o seu telefone sugerir o que você pode querer fazer ? O software pode basear as suas sugestões sobre o vasto e crescente conhecimento sobre você que agora é muito fácil de se reunir.
Algumas dessas já está aqui. Agora Google irá sugerir que você encerrar o seu trabalho e se preparar para sair para que possa chegar ao seu próximo compromisso no tempo, e dá-lhe a indicação suficiente de antemão que você pode realmente sair da porta quando você deve.
Como sabemos da mais recente anúncio da Apple sobre ResearchKit, o telefone também pode monitorar sua saúde e estado físico. Por que ele não poderia sugerir que você, por exemplo, tirar um cochilo (ou pegar uma xícara de café), quando sua acuidade mental está falhando? Por que não ter um aplicativo sugerir um item de menu quando você está em um restaurante - aquela que equilibra a saúde com o seu prazer?
Inteligência Artificial poderia ser concebida como auto-serviço e meta-procurar por si só. Poderíamos (e provavelmente) ter AIs que são utilizados para o controle individual e social , ou para lutar em guerras. Mas nem todos AI tem que ir por este caminho. CEO Phil Libin Evernote prefere chamar AI, "reforçada inteligência", e sua empresa, diz ele, está usando AI para ajudar as pessoas a fazer o que eles querem fazer: viver uma vida melhor, e ser mais inteligente."Em cinco anos, vamos ser mais inteligentes", diz ele. Não porque o nosso cérebro vai estar funcionando melhor, mas sim porque o nosso software será ampliando nossas mentes, reforçando nossos objetivos, e ajudando-nos com o pensamento analítico e o arquivamento de idéias.
"AI é a previsão", diz Medlock do SwiftKey. E é previsão sobre nós.Mais importante ainda, é a previsão para nós.
(Divulgação: Eu trabalhava em Evernote em 2013.)
Enviar um comentário
ABAIXO ESTAO DUAS OPÇOES PARA COMENTAR ESCOLHA A SUA PREFERIDA :)