Bill Gates recuperou o posto de homem mais rico do mundo, com fortuna avaliada em 76 bilhões de dólares, segundo o novo ranking publicado pela revista americana Forbes nesta segunda-feira. O ranking lista as 1.645 pessoas mais ricas do planeta. O fundador da Microsoft recuperou a liderança após ser ultrapassado pelo magnata mexicano Carlos Slim, dono da América Móvil, que ficou em segundo lugar, com fortuna de 72 bilhões de dólares.
Outro destaque da lista da Forbes de 2014 é a ausência do empresário brasileiro Eike Batista, que deixou o levantamento de forma ruidosa. Em 2012, ele ocupou o 7º posto. Agora, Batista sequer figura na lista completa.
O avanço da fortuna de Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook, também é destaque. No ano em que as ações do Facebook se valorizaram 111%, a fortuna do empresário de apenas 29 anos atingiu 28,5 bilhões de dólares, um salto de 15,2 bilhões de dólares. O aumento da fortuna de Zuckerberg fez com que ele saltasse da 66ª posição para a 21ª em apenas doze meses.
O sucesso do Facebook, que recentemente fechou um acordo de 19 bilhões de dólares com o Whatsapp, ajudou sua diretora de operações, Sheryl Sandberg a entrar para a lista de bilionários pela primeira vez. Sheryl tem fortuna estimada em 1,05 bilhão de dólares (ocupando a posição 1.540 na lista da Forbes) e é a sexta mulher mais rica do mundo. Outro executivo do Facebook a entrar para lista de bilionários foi o vice-presidente da companhia, Jeff Rothschild, com fortuna de 1,2 bilhão de dólar.
O patrimônio total das 1.645 pessoas mais ricas do mundo, segundo a Forbes, chegou a um valor sem precedentes em 2014: 6,4 trilhões de dólares, ultrapassando o Produto Interno Bruto (PIB) do Japão, de 5,93 trilhões de dólares.
DEIXAR COMENTARIO