A notícia de que o patrimônio da Coroa britânica teve lucro recorde de 285 milhões de libras (R$ 1,4 bilhão) no ano passado significa que a rainha da Inglaterra receberá 2 milhões de libras extras em financiamento público no próximo ano.
Mas exatamente quão rica é a rainha? E de onde vem este dinheiro?
Apesar de muitos detalhes sobre as receitas da rainha serem públicos, sua exata fortuna é desconhecida, porque ela não é obrigada a revelar suas finanças pessoais.
De acordo com a lista dos mais ricos de 2015 do jornal Sunday Times, sua fortuna é estimada em 340 milhões de libras, 10 milhões a mais do que no ano anterior.
A principal fonte de receita vendo do Fundo Soberano, composto por uma porcentagem fixa sobre os lucros do patrimônio da Coroa.
Este patrimônio data de 1760, quando o rei George III chegou a um acordo com o governo para que o excedente da receita com as terras da Coroa fossem destinados para o Tesouro britânico.
Em troca, o rei não teria mais que pagar pelos custos do governo civil e as dívidas acumuladas por monarcas anteriores, passando a receber um pagamento fixo anual. Desde então, cada novo monarca renovou este acordo.
Portfólio
Hoje, o patrimônio da Coroa é um negócio comercial independente, com um dos maiores portfólios de propriedades do Reino Unido e com um valor de 11,5 bilhões de libras, uma soma recorde e que representa um aumento de 16,1% em relação a 2014.
A maioria dos bens deste portfólio está em Londres, mas também envolve propriedades na Escócia, no País de Gales e na Irlanda do Norte.
Isso inclui o parque Windsor Great, que compreende uma área de 5 mil hectares, e a pista de corrida de cavalos Ascot, uma das principais do Reino Unido.
DEIXAR COMENTARIO