Como Derrotar o Vício em Facebook

Provavelmente o site de rede social mais amplamente usado e conhecido, mais da metade dos usuários do Facebook o visitam todos os dias. E alguns de seus usuários gastam uma enorme quantidade de tempo no Facebook, permitindo que as horas a passem sem perceber, deixam as tarefas incompletas e chegam longe ao ponto de ignorar a família e amigos no mundo real.

Mesmo que "vício em Facebook" ou "desordem do vício em Facebook" não sejam termos medicamente aprovados, a realidade de comportamentos de viciados no Facebook é um problema crescente para muitos usuários do Facebook, problema esse que está trazendo com mais frequência consultas desses pacientes com terapeutas.

Se você percebeu que conectar, compartilhar e aprender via Facebook assumiu todas as vias de comunicação e de aprendizado em sua vida, é possível que você esteja sofrendo do vício em Facebook. Porém, relaxe! Este artigo não é voltado a parar o seu prazer de usar o Facebook, e sim, tem como objetivo ajudar a identificar se você está usando o Facebook de forma viciante e de ajudá-lo a encontrar maneiras mais construtivas para se conectar socialmente através do Facebook.

Passos

  1. Facebook addict?.jpg
    1
    Reconheça os sinais do vício em Facebook. Embora atualmente não haja um diagnóstico medicamente abençoado do “vício em Facebook” ou da “disordem do vício em Facebook” que um médico ou um profissional da saúde possa afirmar categoricamente que você está sofrendo. Comportamentos do vício têm características comuns que podem levar a comportamentos sociais disfuncionais e obsessivos. Os sinais que seguem indicam uma necessidade não saudável do Facebook:
    • Você acorda e a primeira coisa que você faz é "checar o Facebook", e isso é a última coisa que você faz à noite.
    • Nada mais te anima ou você se sente "vazio" sem o Facebook. Tudo o que você quer fazer é passar tempo no Facebook, mesmo à custa do trabalho para ser feito ou de cumprir com as obrigações familiares. Quando você não está no Facebook, isso causa dor física, suor, enjôo e você fica impaciente para sair abstinência e voltar para ele. Sua obsessão se tornou então doentia.
    • Você não é capaz de ficar mais de um dia sem usar o Facebook. Se forçado a permanecer assim, vai sofrer de sintomas de uma síndromes de abstinência de Facebook , tais como não achar nada interessante, tentar encontrar maneiras de voltar para o Facebook, mesmo que isso signifique usar um computador fora dos seus limites (por exemplo, de outra pessoa), ou de difícil acesso; ou se encontrar intensamente preocupado em perder as atualizações no Facebook. Estes são os sinais muito doentios.
    • Mesmo se você não está no Facebook constantemente (indicando que você precisa verificar a realidade), verificar muitas vezes durante o dia é um sinal de comportamento compulsivo. Passar mais de uma hora no Facebook um dia vai facilmente te tirar de todas as outras obrigações que você tem na vida, e pode causar problemas de disfunção social.
    • Sua vida real não está indo tão bem e o Facebook apresenta uma fuga para uma vida de fantasia onde tudo parece livre, puro, feliz e fácil - todas as coisas que são o oposto de sua vida cotidiana.
    • TiredFBfan.jpg
      Sono adequado deixa de ser importante para você. Em vez disso, você está preparado para ficar até muito tarde apenas para ser capaz de acomodar a sua carência Facebook. Você arruma uma desculpa para si mesmo, afinal seus amigos podem pensar que você é negligente de por não estar por perto!
    • Nostalgia tem você em suas garras. Quando o Facebook começa a se tornar uma maneira pela qual você está vivendo no passado, isso é um sinal que você precisa parar com ele. Refazer velhos amores e amizades com a esperança de que você pode apontar o momento exato em que sua vida deve ter tomado um rumo diferente e tentar remenda-la fantasiando pelo Facebook. Isso tudo é olhar para trás e ficar se martirizando pelas coisas que não deram certo. Entenda a importância de viver o aqui e o agora. Este tipo de nostalgia é ainda mais prejudicial se você tem a língua solta sobre os relacionamentos que você na verdade está envolvido, porque outras pessoas estarão lendo suas palavras e alguns podem vê-las como uma traição ou como sinais de um caso emocional.
    • Você tem centenas de amigos, mas ainda sim se sente solitário.
  2. 2
    Comece a se questionar sobre o que está você fazendo no Facebook.
     Ao invés de simplesmente entrar no Facebook e "e ser enfeitiçado", comece a conscientemente determinar o que você está realmente tirando do Facebook. Fazer perguntas sobre o valor do Facebook para você no contexto a sua própria vida é saudável, especialmente quando você sente que pode estar exagerando um pouco. Reduza para as coisas que trazem valor real dentro de um limite de tempo definido. Registre o que você está fazendo no Facebook por uma semana. Seja diligente sobre essa tarefa de vericação da realidade e não se poupe; compre um caderno pequeno e dedique tempo para a sua suas atualizações. Coisas em particular para ficar de olho e incluir:
    • Se você só está checando o Facebook para responder cutucadas, para ver atualizações de status dos seus amigos, para escrever uma nova nota ou para ver quais músicas seus amigos estão adicionando, você está viciado em trivialidades. E deixar trivialidades tomarem conta do seu dia não é propício para uma vida satisfatória a longo prazo!
    • Você está vagando sem rumo no Facebook? Você acabou de confirmar um novo amigo e está curioso para saber dos amigos do seu amigo e se algum deles são seus amigos, ou poderiam ser seus amigos, e o que esses amigos estão fazendo? Se isso soa muito familiar, seu tempo no Facebook ficou totalmente sem rumo. Você inclusive está sendo induzido a essa facilidade da conectividade do Facebook sem estar alerta para a falta de produtividade resultante.
    • Você está arrumando desculpas de trabalho? Mesmo se alguém usar o Facebook para fins comerciais, isso pode começar a permitir que a socialização de negócios se torne socialização geral sob a rubrica de "trabalho". É importante perceber quando você passar para essa fase transicional e demarcar trabalho e socialização para que você coloque limite em ambos. Caso contrário, você está se dando justificações demais para se manter online no Facebook.
    • Aquele amigo é realmente um amigo? Quão beneficial é manter uma amizade com alguém que você nunca viu, mas estão conectados só porque é amigo de um amigo de um amigo de verdade seu? Eles podem ser incríveis, mas se eles mal estão conectados com você, eles podem ser parte das distrações periféricas que estão levando você a afundar no Facebook ao invés de interagir no Facebook de forma que realmente valha a pena.
  1. 1
    • Alguma coisa que você está fazendo no Facebook é construtiva do ponto de vista pessoal ou profissional? Seja honesto com você mesmo!
  2. 2
    Decida o que tem valor no Facebook. Qualquer que seja a razão de fazer parte do Facebook, os limites importam e saber o que é de valor e o que não é vai ajudar você a controlar maus hábitos online. Mesmo que você tenha uma razão de querer assegurar que sua família esteja atualizada de seus acontecimentos interestaduais ou no exterior, isso pode escapar do controle se o seu conceito de "família" se expandir. Se você usa o Facebook para o trabalho e para motivos pessoais, a importância será provavelmente mais ampla, mas ainda é importante para definir os limites seus para tempos de trabalho e pessoais. Ao decidir sobre a importância que você está tirando do Facebook, considere o seguinte:
    • Você está gostando? Essa satisfação está equilibrada com uma gama de ouras buscas de satisfação na sua vida?
    • Você se sente obrigado a responder algumas pessoas no Facebook mesmo que prefira não o fazer?
    • Quais partes do Facebook realmente melhoram sua vida pessoal e profissional? Pode ser útil listar elas para fins de esclarecimento, e para limpar um pouco a negatividade das coisas triviais.
  3. 3
    Tente desistir do Facebook para um evento específico para ver como você se sai. Este artigo não está defendendo que você saia do Facebook completamente a menos que essa é a escolha é a que você sente que deve fazer. No entanto, pode ser muito vantajoso escolher um evento especial e decidir que pela a duração do evento, você quase não vai usar o Facebook. Você pode até avisar seus outros amigos do Facebook que este evento está chegando, mas o que quer que aconteça você vai cumprir o que falou. Por exemplo, alguns usuários do Facebook têm de férias de verão, alguns fazem uma pausa para uma observância religiosa, como a Quaresma, e algumas pessoas param quando eventos familiares especiais, como um casamento ou um aniversário estão chegando e eles precisam se preparar, viajar, estar disponível para eles, etc; sem querer se distrair.
    • Qualquer evento bem definido carrega um significado para quebrar um hábito porque eles representam ocasiões em que você precisa se concentrar em outros além de si mesmo, quer seja família, fé, ou algum outro assunto importante externo. Isso pode ajudar a levá-lo fora de qualquer medo interno que te colou no Facebook, bem como proporcionar um determinado período durante o qual você já prometeu a si mesmo que você não vai usar o Facebook. Durante esta pausa, reflita sobre a sua necessidade do Facebook e pense em como restaurar uma abordagem ainda mais afiada de como usar o Facebook.
    • Uma coisa boa de falar para seus amigos do Facebook que você não vai estar online por um tempo, é que você já fez uma decisão impossível de voltar atrás, logo você pode ficar sem graça se for se esgueirar. Seja forte e reafirme para eles que você vai manter sua palavra.
  4. 4
    Mire em soluções para permitir um uso mais inteligente e brilhante do Facebook no future. Você pode até sair do Facebook, mas é de longe mais produtivo, construtivo e socialmente útil você gerenciar e colocar o Facebook em um lugar na sua vida. Algumas possíveis soluções para um uso saudável incluem (e você vai pensar em outras também):
    • Facebook_702.PNG
      Evite enfeitar muito no Facebook. Dê uma boa olhada no seu perfil. Ele é funciona pra você ou ele te incomoda? Mudar uma imagem de perfil várias vezes é um sinal de se muita preocupação sobre sua imagem no Facebook. Se sua imagem atual está boa, deixe ela. Se te incomodar, arrume logo e incluindo a foto. Por que? Porque uma vez que você arrume, prepare-se para “deixar quieto” por um bom tempo. Manter seu perfil estável vai construir uma confiança no ambiente online. Não atualizar ele constantemente vai te poupar de ficar vadiando no Facebook.
    • Facebook2_322.PNG
      Pare de mudar seu status frequentemente. Pense “e daí?” antes de fazer isso. Toda vez que você muda ele, o feed de notícias de seus amigos lota. Por que você fica se sentindo obrigado a anunciar cada movimento seu ou cada humor que você está temporariamente experienciando. O interesse dos outros cessa e isso se torna mais desperdício de tempo desnecessário para você.
    • Pense na frequência que você usa aplicativos do Facebook. Para usar um aplicativo, você deve instalar ele na sua conta e então usá-lo. Muitos aplicativos obrigam os usuários a ficarem por horas usando. Antes de adicionar qualquer aplicativo, pergunte a si mesmo se vai ser e o quão produtivo vai ser usar ele. Se for inútil, pense no que é fazer com que seus amigos fiquem recebendo convites seus para você ganhar pontos, ou receber presentes, ou ver resultados se... A cada vez que uma pessoa recebe um convite, ela precisa aceitar ou ignorar. Não seja a causa do desperdício de tempo deles. Faça com que os aplicativos funcionem para você, não o contrário, e se livre daqueles que só servem pra desperciçar o tempo ou que são inúteis.
  5. I love facebook.jpg
    5
    Cuidado com a corrida para ter vários amigos. Se você se permite ter mais amigos no Facebook do que teria na realidade, é importante parar com o que efetivamente é um “vício em amizades”. Ter mais amigos que você pode se conectar realisticamente pode ser a fonte de uma ansiedade ao invés de prazer. Aprecie os amigos que você já tem no Facebook e exclua os que não estão adicionando nada na sua experiência com o Facebook.
    • Sabendo que o Facebook quase te obriga a adicionar amigos, se você é vulnerável a definir de sua auto-estima através da ”quantidade” de amizades e não a qualidade” deles, então o Facebook pode ser perigoso para você enquanto você se recupa de qualquer outro tipo de vício ou está passando por momentos emocionalmente difíceis. Resista ao impulso de adicionar pessoas que você realmente não conhece não quer se envolver, e para corte da sua vida aqueles que significam muito pouco para você da sua lista de amigos.
    • Cuidado com o potencial do Facebook para aumentar a sensação de solidão ao invés de amenizá-la. Passar tempo no Facebook ao invés de com amigos cara-a-cara vai aumentar quaisquer sentimentos de solidão você já pode ter e, ironicamente quanto mais pessoas você tentar manter em ritmo acelerado, mais você vai se sentir solitário e vai acabar ficando com quantidade ao invés de qualidade. Troque o Facebook de substituto para amizades para uma forma de dinamizar e criar sinergias com as amizades que você já tem.
  6. Facebook4_329.PNG
    6
    Evite ser um robô automático no Facebook. Se você for pego dizendo: "Te encontro no Facebook mais tarde" ou "Eu vou dar uma mexida no Facebook", então você está perdendo tempo para fazer uma pausa e sair com seus amigos no mundo real (ou vida off-line). Toda vez que você sentir vontade de dizer "eu te encontro no Facebook", verifique de reformular isso com "te vejo depois", ou "eu te ligo". Faça isso com vontade, e arrume um tempo para fazer o que falou...
    Anúncio

Dicas

  • Para ajudar você a se desligar, mantenha um diário online ou de preferência em um livro que você pode usar longe do computador. Se você sentir uma vontade irresistível de postar uma nova atualização de status, escreva em seu diário e depois continue a escrever todas as associações e sentimentos pessoais que uma atualização de status poderia conter (ou poderia colocar você em problemas com amigos e família). Você vai se conhecer melhor e com muito mais profundidade - e não apenas o seu eu superficial que você mostra em mídias sociais.
  • Para ocultar o vício em um aplicativo do Facebook de seus amigos, clique em "Editar" ao lado do aplicativo no lado esquerdo. Clique em "Editar configurações" de cada aplicativo e desmarque o “Mini Feed”. Isso irá desativar atividade específica do aplicativo logado no Feed de Notícias dos seus amigos e no mini-feed em seu perfil. Este método é muito útil se você tem um monte de questionários de filmes. É claro que esconder o seu vício não é saudável, por isso é muito melhor se você conseguir controlá-lo por dentro.
  • Ironicamente mesmo alguns profissionais de saúde mental que deveriam ajudar todos nós a observar nossas atividades online viciantes, são escravizados por elas.
Partilhar no Google Plus

Sobre o Autor: wuua

    DEIXAR COMENTARIO