A China enviou caças para patrulhar sua fronteira com Myanmar depois de uma bomba lançada por um avião de guerra Myanmar matou quatro chinês na província de Yunnan, informou a mídia estatal neste sábado.
Ela veio dias depois da China alertou sobre a escalada da violência perto da fronteira na sequência de um surto de conflito étnico na região Kokang remota no nordeste do estado de Shan de Myanmar.A bomba atingiu um canavial na cidade de Lincang na sexta-feira, matando quatro trabalhadores e ferindo outras nove pessoas, a agência de notícias oficial da China, Xinhua, disse.
Popular de Libertação da Força Aérea do Exército na sexta-feira enviou vários caças para "track, monitor, advertir e afugentar" aviões militares de Mianmar que voam perto da fronteira da China, o porta-voz da força aérea Shen Jinke foi citado pela Xinhua como dizendo.
Ministro chinês vice-chanceler Liu Zhenmin convocou o embaixador de Mianmar para Pequim, Thit Linn Ohn, na sexta-feira à noite para protestar contra as mortes, disse a agência.
Liu exortou Mianmar a "completamente investigar" o caso e "tomar medidas imediatas e eficazes para prevenir a recorrência de tais incidentes", disse a Xinhua.
Ele pediu que as autoridades de Mianmar para "garantir a segurança e estabilidade nas zonas de fronteira entre China e Mianmar", acrescentou a agência.
Ministério das Relações Exteriores da China disse nesta semana que uma casa em Yunnan havia sido atingido por um bombardeio do outro lado da fronteira, em Mianmar, onde os militares estão lutando forças rebeldes.
No mês passado, Myanmar, declarou estado de emergência em Kokang em resposta ao conflito, que começou no dia 9 de fevereiro.
A agitação tem praticamente esvaziou a principal cidade Kokang de Laukkai, o epicentro da luta, com ruas na comunidade fronteira outrora movimentada transformado em um campo de batalha.
Mais de 30.000 pessoas fugiram de Mianmar para a província de Yunnan, de acordo com a Xinhua.
font.yahoo news
Enviar um comentário
ABAIXO ESTAO DUAS OPÇOES PARA COMENTAR ESCOLHA A SUA PREFERIDA :)